O QUE FAZER EM SALVADOR – 12 ATRAçõES IMPERDíVEIS

Com tantas atrações culturais e históricas à disposição, fica até difícil escolher o que fazer em Salvador. De quebra, a capital baiana ainda conta com praias incríveis, como Porto da Barra e a famosa Itapuã.

O município, que já foi capital do Brasil, recebe turistas do mundo inteiro com muita simpatia. Além disso, conquista os fãs de gastronomia com seus pratos típicos, como Acarajé e Vatapá.

O melhor de tudo é que há várias opções de hospedagem bacanas em Salvador, que variam desde hostels confortáveis até resorts sofisticados e cheios de atrações de lazer.

Neste post, listei as principais atrações de Salvador e uma série de dicas que vão te ajudar a organizar uma viagem inesquecível pela capital baiana.

O que fazer em Salvador

Quem vai a Salvador precisa separar um tempo da viagem para caminhar por lugares como o Pelourinho e o Centro Histórico. Também dá para visitar igrejas famosas, como a do Bonfim, e até mergulhar na Baía de Todos os Santos.

Como há muito o que fazer em Salvador, reuni as principais atrações do destino na lista abaixo:

  1. Mercado Modelo
  2. Elevador Lacerda
  3. Pelourinho
  4. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  5. Museu de Arte Moderna (MAM)
  6. Terreiro de Jesus
  7.  Igreja de São Pedro dos Clérigos
  8. Convento de São Francisco
  9. Igreja do Bonfim
  10. Praia de Porto da Barra
  11. Rio Vermelho
  12. Praias de Salvador

Pronto para conhecer tudo sobre a capital baiana?

Onde fica Salvador

Salvador é a capital da Bahia, estado localizado na região Nordeste do Brasil. Fundada em 1549, a cidade foi capital do país até 1763.

O destino é o mais populoso do Estado. Além de abrigar diversos locais que remetem à história da cultura afro-brasileira, o município é mundialmente conhecido pelos festejos de Carnaval.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Salvador.

12 atrações em Salvador

Confira os detalhes das principais atrações de Salvador.

1. Mercado Modelo

O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador. Ali, o viajante encontra barracas cheias de temperos e ingredientes típicos da Bahia.

O local também é bom para comprar lembrancinhas, já que há diversas lojas com artesanatos e fitas do Bonfim. Além disso, conta com ótimos restaurantes.

  • Endereço: Pr. Visc. de Cayru, s/n
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 9h às 14h.

Encontre aqui boas opções de hospedagem em Salvador.

2. Elevador Lacerda

Construído em 1873, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo. Não deixe de embarcar nele para ir à parte alta do Centro Histórico da cidade.

A vista das torres do elevador é incrível. Dá para ver a Baía de Todos os Santos, o Forte de São Marcelo e o Mercado Modelo.

  • Endereço: Praça Tomé de Souza, S/N
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.

3. Pelourinho

O Pelourinho é a praça histórica mais famosa da Bahia. Vale a pena aproveitar a visita para almoçar em um dos muitos restaurantes da região e visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, onde é possível ver documentos, fotos e objetos relacionados à carreira do escritor.

O local tem muita história para contar. Por isso, recomendo reservar um tour gratuito da Civitatis. Há também uma excursão focada na herança africana da região.

4. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Conhecida como Igreja do Pelourinho, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é outro local que vale a visita. Fundado em 1685, o templo foi construído por e para a população de escravos.

A construção em estilo rococó é belíssima. Todos os santos retratados no local são negros e a igreja realiza missa sincrética, com passos do candomblé e tambores, em dias e horários específicos.

  • Endereço: Largo do Pelourinho, s/n
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, das 8h ao meio-dia.

5. Museu de Arte Moderna (MAM)

Instalado no Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna (MAM) recebe aproximadamente 200 mil pessoas por ano. É um ponto turístico imperdível para os fãs de arte.

O local tem cinco salas expositivas, que reúnem obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros. Há também uma charmosa galeria ao ar livre e sala de cinema.

  • Endereço: Av. Lafayete Coutinho, s/n
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

6 Terreiro de Jesus

O Terreiro de Jesus é outro local que precisa estar em um roteiro a Salvador. Trata-se de uma praça que reúne diversos pontos turísticos.

Os principais destaques são o Chafariz do Terreiro e a Catedral Basílica de Salvador, ambos do século 18. Além disso, há a antiga Faculdade de Medicina, a primeira do país.

7. Igreja de São Pedro dos Clérigos

A Igreja de São Pedro dos Clérigos é outra atração do Terreiro de Jesus. Ela foi construída no século 18 e exibe elementos que marcam a transição do estilo rococó para o neoclássico.

O templo é reconhecido como bem histórico pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).

  • Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n

8. Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco, uma das maiores atrações históricas do país. A dica é começar o passeio contemplando o interior da igreja, que exibe folhas de ouro e obras dos grandes mestres santeiros baianos.

Também vale a pena caminhar sem pressa pelo convento, que ostenta belíssimos azulejos em estilo português, e apreciar os detalhes da sala-capela do Capítulo.

  • Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 16h.

9. Igreja do Bonfim

Quem vai a Salvador não pode deixar de visitar a Igreja do Bonfim. É ali que ocorre a tradicional “Lavagem das Escadarias”, que reúne milhares de devotos todos os anos. O local também é conhecido pelas fitinhas do Bonfim, lembrancinhas típicas de Salvador.

Depois de entrar no templo, aguarde o entardecer. A construção fica no alto de uma colina, com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

  • Endereço: Largo do Bonfim, s/n
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira e sábado, das 7h às 18h. Sexta-feira e domingo, das 5h30 às 18h.

10. Praia de Porto da Barra

A praia de Porto da Barra é uma das praias urbanas mais famosas do Nordeste. Vale a pena se programar para tomar sol ou se refrescar no mar da região.

A dica é caminhar até chegar ao Farol da Barra e depois seguir até a Praia do Farol da Barra, onde é possível mergulhar em deliciosas piscinas naturais.

11. Rio Vermelho

O bairro Rio Vermelho fica a 15 minutos de carro do Centro de Salvador. A região é lar da Casa do Rio Vermelho, a antiga residência do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, que hoje funciona como um museu.

Dica: aproveite a visita para provar o acarajé da região, um dos mais famosos e tradicionais da cidade.

12. Praias de Salvador

É possível pegar a estrada para conhecer praias incríveis em Salvador. Itapuã, imortalizada por Vinicius de Moraes, por exemplo, é o local mais indicado para quem gosta de tranquilidade.

Stella Maris, por sua vez, conquista os visitantes com areia branquinha, coqueiros e ótimas barracas gastronômicas. Já a Praia do Flamengo tem águas verdinhas e ondas ideais para surfar.

Como chegar a Salvador 

As melhores formas de chegar à capital baiana sempre vão depender do ponto de partida do viajante. Os voos para o Aeroporto Internacional de Salvador são as opções mais práticas e rápidas para quem viaja de outros estados brasileiros.

Minha dica para quem opta por essa modalidade de transporte é pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.

Também é possível ir à cidade dirigindo ou com empresas de ônibus. Aracaju (SE) está a 330 quilômetros de distância. São Paulo, por sua vez, fica a quase 2 mil quilômetros de Salvador.

Transporte em Salvador

O transporte público de Salvador não é muito eficiente e pode fazer os turistas perderem muito tempo. A melhor maneira de se locomover pela cidade é utilizando carros de aplicativos ou contratando transfers.

Outra opção - ideal para quem procura mais conforto - é alugar um carro. Sempre comparo preços e reservo o veículo com a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma.

Quando ir a Salvador

Salvador tem um clima quente, perfeito para passeios ao ar livre, o ano todo. Os meses com menos chances de chuva são dezembro, janeiro e favereiro.

Caso pretenda viajar entre fevereiro e março, fique atento às festas de Carnaval. Elas são ótimas para os fãs de agito, já que a cidade fica ainda mais cheia e animada.

Já para os viajantes que preferem experiências mais tranquilas, a dica é fugir da alta temporada. Setembro, outubro e novembro são bons meses para curtir a cidade um pouco mais vazia.

Roteiro de 4 dias em Salvador

Organizar bem o roteiro por Salvador é uma das melhores formas de otimizar o tempo na capital baiana. Veja uma sugestão de programação para quatro dias de viagem.

1º dia - Mercado Modelo, Pelourinho e Solar do Unhão

  • Comece o dia na Cidade Baixa, visitando o Mercado Modelo.
  • Explore as barracas cheias de temperos coloridos, fitas do Bonfim e outros acessórios típicos da Bahia.
  • Suba o Elevador Lacerda (construído em 1873) na direção da parte alta do centro histórico da cidade.
  • Aproveite a vista da Baía de Todos os Santos, do mercado e do Forte de São Marcelo.
  • Aplaque o calor comprando um sorvete na Cubana – o de cajá é fabuloso.
  • Caminhe na direção do Terreiro de Jesus, mas deixe as atrações desse pedaço para o dia seguinte.
  • Entre no Pelourinho, a praça histórica mais famosa da Bahia.
  • Almoce numa das casas da região.
  • Visite a Fundação Casa de Jorge Amado, com relíquias, referências a suas obras, documentos, fotos e prêmios. Há também um gostoso café lá dentro.
  • Entre na Igreja Rosário dos Pretos, maravilha do estilo rococó construída por e para os escravos – e por isso, os santos são negros. A missa sincrética, com passos do candomblé e tambores, acontece às 18h de terça e às 10h de domingo.
  • Volte para o Elevador, desça para a baixa e pegue um táxi até o Solar do Unhão, onde fica o Museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador.
  • Aguarde pelo por do sol no museu ou no Solar Café, ali mesmo.
  • À noite, jante nos restaurantes da Praia da Armação.

2º dia - Terreiro de Jesus e Igreja do Bonfim

  • Volte à Cidade Alta e explore o Terreiro de Jesus. Nessa praça ficam o Chafariz do Terreiro, a Catedral Basílica de Salvador, ambos do século 18, e a antiga Faculdade de Medicina, a primeira do país.
  • Depois de visitar a catedral e os museus da faculdade (Afro-Brasileiro, com obras de Carybé, de Antropologia e o Memorial da Medicina), conheça a Igreja de São Pedro dos Clérigos, do século 18.
  • Reserva a tarde inteira para explorar o Convento de São Francisco, uma das maiores atrações históricas do país.
  • Comece pelo interior da igreja, todo recoberto de folhas de ouro, com obras dos grandes mestres santeiros baianos.
  • Explore as capelas laterais, a sacristia com azulejos decorados e o teto.
  • Caminhe para o convento, repleto de painéis de azulejos, remetendo ao estilo português usado na época.
  • Entre na sala-capela do Capítulo e aprecie seus detalhes.
  • Pegue um táxi e vá para a Igreja do Bonfim. Depois de apreciar seu interior, aguarde o entardecer: a construção fica no alto de uma colina e oferece uma linda vista da Baía de Todos os Santos.
  • Há bons restaurantes na região para o jantar. Outra opção é seguir para os arredores do Dique do Tororó.

3º dia - Farol da Barra e Rio Vermelho

  • Faça um mergulho no mar da praia de Porto da Barra, uma das praias urbanas mais famosas do Nordeste – que, apesar de ficar muito próxima da cidade, continua propícia para o banho.
  • Caminhe até o Farol da Barra e siga até a Praia do Farol da Barra, com piscinas naturais na maré baixa e surfe na alta.
  • Siga para o Rio Vermelho, bairro tradicional a 15 minutos do centro.
  • Conheça a Casa do Rio Vermelho, a antiga residência do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, hoje transformada em museu.
  • Prove um acarajé tradicional nesse bairro, famoso pela festa de Iemanjá todo dia 2 de fevereiro.
  • Volte para o Porto da Barra ao entardecer.
  • À noite, escolhe um restaurante nas regiões de Barra e Ondina, as mais sofisticadas da cidade.

4º dia - Praias e Pituba

  • Pegue a estrada para conhecer as praias mais bonitas na região de Salvador.
  • Faça uma parada em Itapuã, imortalizada por Vinicius de Moraes, e curta sua tranquilidade.
  • Siga para Stella Maris, com areia branca, coqueiros e boas barracas, nas quais você pode almoçar.
  • À tarde, continue até a Praia do Flamengo, a última de Salvador no sentido norte e a que tem mais cara de “praia do Nordeste”: tranquila, mar verdinho, coqueiros, areia fina e algumas barracas.
  • De volta à cidade, passeie pela região da Pituba para escolher um bom restaurante.

Onde comer em Salvador 

A gastronomia é um dos pontos altos de Salvador. Por isso, separei alguns restaurantes que valem a visita na capital baiana:

Restaurante Larriquerri

Cozinha, memória e afeto. Esse é o lema do Restaurante Larriquerri, um bom lugar para degustar receitas com frutos do mar e sobremesas deliciosas.

Amado

Com vista para a Baía de Todos os Santos, o Amado é recomendado para quem procura uma experiência gastronômica diferenciada. Os pratos, elaborados pelo chef Edinho Engel, misturam elementos típicos das culinárias francesa, italiana e baiana.

Restaurante Yemanjá

O Restaurante Yemanjá é um clássico da capital baiana. Ele fica na Praia da Armação e é conhecido pela fartura. Vale a pena experimentar a moqueca.

Maria Mata Mouro

Cheio de charme, o Maria Mata Mouro fica no Pelourinho e tem um quintal cheio de mesinhas. O bobó de camarão é um dos grandes destaques do cardápio.

Onde ficar em Salvador 

A região do Centro Histórico, principalmente a área próxima ao Pelourinho, é um dos melhores lugares para se hospedar em Salvador. Quem fica por ali consegue conhecer boa parte dos pontos turísticos a pé e ainda tem fácil acesso a bons comércios e restaurantes.

O viajante que procura um ambiente mais praiano e tranquilo pode optar pela Barra. Já os boêmios costumam adorar os hotéis de Rio Vermelho, onde há vários barzinhos e atrações noturnas.

Caso o objetivo seja ficar em uma acomodação mais sofisticada e luxuosa, vale a pena procurar hotéis em Vitória e resorts em praias como Stella Maris.

Nossas dicas de hotéis em Salvador são:

Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions

O Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions funciona como um resort urbano. Além de dar acesso à praia, o completo tem piscinas ao ar livre, salão de jogos, academia e infraestrutura de lazer completa.

Veja preços e avaliações

--

Pousada e Hostel Chez Marianne

A Pousada e Hostel Chez Marianne é uma acomodação confortável e econômica. Sua localização, em Rio Vermelho, oferece fácil acesso a vários pontos turísticos de Salvador.

Veja preços e avaliações

--

Intercity Salvador

Acomodações bem equipadas, academia e piscina no rooftop são alguns dos atrativos do Intercity Salvador. O hotel fica a apenas um quilômetro do Shopping Iguatemi.

--
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Salvador (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos 
Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Salvador

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa "Cupom de desconto" e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:

2024-01-23T14:08:08Z dg43tfdfdgfd