SUSTENTABILIDADE: GAMES PARA APRENDER A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

A temática da sustentabilidade pode ser trazida para o cotidiano das crianças e adolescentes de diferentes formas. Um desses caminhos é usar games sobre o meio ambiente. Entre as vantagens dessa tática está a possibilidade de se aproximar do universo de interesse dos jovens. “É importante falar a mesma língua das crianças e adolescentes. Ao entrar no universo deles, os assuntos ganham mais peso e relevância para eles”, ressalta Thaiza Montine, professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Confira sugestões de games sobre o meio ambiente, que falam sobre sustentabilidade e consumo consciente:

1. Abzû

O jogo segue a jornada de uma mergulhadora explorando o oceano e restaurando a vida marinha por meio de fontes mágicas, com a jogabilidade permitindo que o usuário navegue livremente em ambientes subaquáticos que vão desde águas abertas até cavernas naturais e ruínas antigas. “O cenário é pós-apocalíptico, e o jogador precisa restaurar toda a fauna e flora do mundo”, ressalta a professora.

2. Cidade Verde

A proposta do jogo é a seguinte: você é um prefeito e deve construir uma cidade de acordo com as leis ambientais. Ou seja, respeitando o meio ambiente, atendendo às necessidades sociais, cuidando da situação financeira e, assim, se preocupando com o desenvolvimento sustentável.

3. Minecraft

Além da construção, o jogo também pode ser utilizado para ensinar sobre consumo consciente. Para manter a vida do personagem principal, o jogador precisa entender sobre agricultura e pecuária para poder criar animais e vegetais em um ambiente controlado.

4. Plasticity

A última sugestão entre os games sobre o meio ambiente está uma opção criada por estudantes da Universidade do Sul da Califórnia (USC), o jogo apresenta uma versão do planeta Terra no ano de 2140. Na história, o meio ambiente está devastado pelo consumo desenfreado de plástico e as decisões do jogador podem piorar ou melhorar a situação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária

2023-08-18T11:07:49Z dg43tfdfdgfd