O QUE é DORAMA? CONHEçA ALGUMAS PRODUçõES DO GêNERO

Você já ouviu falar em doramas? São produções dramáticas muito populares nas emissoras de televisão asiáticas, que vem conquistando outros países, inclusive o Brasil. 

O termo dorama é derivado da palavra “drama” em japonês. Apesar de serem conhecidas como “novelas japonesas”, eles se assemelham mais às séries. Isso porque são produções de apenas uma temporada, com início, meio e fim. 

Porém, com o sucesso do segmento no ocidente, essa característica está mudando, como aconteceu com “Uma Advogada Extraordinária”, renovada para segunda temporada pela Netflix, com previsão de chegada em 2024.

Dorama x K-drama

Doramas são dramas televisivos produzidos no Japão. As histórias geralmente são focadas em um grupo pequeno de personagens, por isso contam com elenco menor e poucos núcleos.

Já os k-dramas são dramas produzidos na Coreia do Sul. Assim como os doramas, esses programas contam histórias completas e focadas em um núcleo enxuto de personagens.

Doramas no streaming

Embora a maioria das produções sejam de romance ou comédia-romântica, existem doramas de vários gêneros que estão disponíveis nas plataformas de streaming. Abaixo, separamos alguns títulos para você conhecer. 

Apostando Alto (2020)

A produção segue um grupo de jovens empreendedores que encara os desafios do Sandbox, o fictício Vale do Silício da Coreia do Sul. Entre eles está Seo Dal Mi (Bae Suzy), uma garota que sonha em se tornar o próximo Steve Jobs. Mas sobreviver ao competitivo mercado das startups não vai ser nada fácil. 

Onde assistir: Netflix

Big Mouth: de Vigarista a Vingador (2022)

A produção conta a história de Park Chang-ho (Lee Jong Suk), um advogado sem talento conhecido pelos colegas como “Big Mouth” que acaba se envolvendo em um caso de assassinato. Para proteger a si mesmo e a sua família, ele assume a identidade de um gênio vigarista chamado Big Mouse.

Onde assistir: Star+

Tokyo Girl (2016)

A história acompanha Aya (Asami Mizukawa), uma jovem criada em uma cidade pequena, mas que sonha em morar em Tóquio. Após terminar seus estudos no colegial, ela se muda para a capital japonesa e enfrenta diversos desafios enquanto tenta se adaptar à nova realidade. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

Hometown Cha-Cha-Cha (2021)

A produção conta a história de Yoon Hye-jin (Shin Min-a), uma jovem dentista que, após perder o emprego na cidade grande, decide se mudar para a idílica comunidade de Gongjin. No vilarejo, ela abre sua própria clínica odontológica e conhece o faz-tudo Hong Du-sik (Kim Seon-ho). 

Onde assistir: Netflix

Uma Advogada Extraordinária (2022)

O drama é focado na história de Woo Young-woo (Park Eun Bin), uma brilhante advogada no espectro autista que começa a trabalhar em uma influente firma jurídica chamada Hanbada. Com uma memória impressionante, QI de 164 e criatividade arrasadora, a protagonista se torna a arma secreta do escritório. 

Onde assistir: Netflix

2024-04-02T14:05:14Z dg43tfdfdgfd